Estão abertas, até 22 de Janeiro, as candidaturas ao projecto Minho Export – Capacitar para Internacionalizar, dirigido às micro e PME minhotas que queiram iniciar ou prosseguir processos de internacionalização.
O projecto, que une as entidades que na região têm a experiência e a competência para assegurar o apoio efectivo às empresas na promoção da sua capacitação para a internacionalização – InCubo-Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho, TecMinho-Associação Universidade/Empresa para o Desenvolvimento e IEMinho- Instituto Empresarial do Minho – tem disponível 700 mil euros para apoiar as empresas da região.
“Reforçar a competitividade da região e aprofundar a sua presença no mercado internacional, através da capacitação para a internacionalização das micro e PME do Minho, é o objetivo do projeto Minho Export, que abrange as sub-regiões Cávado, do Alto Minho, Ave, território onde as exportações totalizam mais de 7,1 milhões de euros.
As três áreas de actuação do projecto centram-se na Cultura, Criação e Moda, Sistemas Agroalimentares e Alimentação, Capital Simbólico, Tecnologias e Serviços de Turismo.
Para alavancar as exportações das PME da região, o Minho Export – Capacitar para Internacionalizar vai desenvolver sessões técnicas para as empresas, disponibilizar estudos sobre os constrangimentos e oportunidades dos principais mercados europeus e fornecer consultoria especializada e individualizada a cada empresa que seja admitida no projecto.
O apoio às empresas passa ainda pela definição de estratégias de internacionalização, pela qualificação dos recursos humanos e pela elaboração e disponibilização do Manual de Normas e Boas Práticas do Exportador e de um Plano de Marketing Internacional.
O projecto não tem qualquer custo para as empresas e os interessados em beneficiar deste apoio à internacionalização e das ferramentas disponibilizadas, devem preencher até 22 de Janeiro o formulário de candidatura no website do projeto www.minhoexport.pt
O objectivo é apoiar, até Setembro de 2018, pelo menos, 45 PME das três sub-regiões do Minho.