Cerca de meia centena de pessoas apreenderam este domingo, nos Bombeiros Voluntários, como actuar em casos de paragem cardio-respiratória e ensinamentos de suporte básico de vias.
A iniciativa (gratuita), que permitiu os participantes a testar os conhecimentos adquiridos resultou da parceria entre o movimento Cívico Braga para Todos e a corporação de bombeiros bracarense.
Conduzida pela formadora Cátia Silva, bombeira sub-chefe da corporação, pretendeu de passar conhecimentos de se deve agir em várias situações onde há um acidentado, sem comprometer a sua segurança até à chegada de profissionais.
Segundo Elda Costa, membro do movimento cívico “é de extrema importância existir esta partilha de conhecimentos e está aproximação, entre os bracarenses e os Bombeiros e é um dever cívico estarmos a par do seu trabalho e da forma como podemos todos ajudar”.
Quanto ao capitão da corporação ficou surpreendido pela adesão e afirma que “são para continuar as acções que serão desenvolvidas outras futuramente com outras temáticas, porque hoje ficamos com a certeza que há público e vontade de aprender”
As iniciativas futuras serão grátis para os sócios e pretendem promover a angariação de novos sócios.
FG (CP 1200)