A Associação Famílias, sediada em Braga, mas com intervenção em toda a região de Entre Homem e Cávado, promoveu esta sexta-feira um jantar solidário em que se incluiu o leilão de cinco peças de porcelana, em Braga, cuja novidade foi a oferta de 12 enxovais a famílias carenciadas e vítimas dos dois incêndios em Junho e em Outubro que enlutaram Portugal.
O evento decorreu no restaurante do Centro Cultural e Desportivo da Segurança Social, na zona de Santa Tecla, em Braga, assinalando os 30 anos de existência da associação, que foi fundada por um casal de professores de Braga, Carlos Aguiar Gomes e Maria Luísa Vasconcelos Aguiar Gomes, que têm ainda dinamizado a iniciativa Arca do Bebé, com a oferta de uma média de cerca de 200 enxovais, por ano, às famílias que precisam.
No seu discurso, Carlos Aguiar Gomes, presidente da Associação Famílias, agradeceu, a todos os presentes e também aos que estando ausentes, contribuíram para este jantar, em que também destacou “os nossos voluntários que ao longo destes 30 anos de uma forma desinteressada tanto têm contribuído para que a nossa associação tenha podido e ainda que continue a poder irradiar o bem”.
Em tom de desabafo, Carlos Aguiar Gomes disse que “seria indecente e profundamente injusto da minha parte não citar a minha mulher, a mais antiga voluntária e meu suporte básico de vida no serviço à vida humana e às famílias”.
Uma das principais actividades da Associação Famílias, de inspiração católica, tem sido a oferta de enxovais a mães carenciadas, por todo o distrito de Braga, com o auxílio dos voluntários e colaboradores da instituição, bem como de mecenas que a cada passo vão disponibilizando alguns bens, para a materialização da ajuda às famílias desfavorecidas.
A Associação Famílias foi criada a 3 de Novembro de 1987, em Braga, mas tem vindo a desenvolver acção igualmente nos concelhos de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro, em parte por solicitação do Tribunal de Família e Menores de Braga ou das respectivas Comissões de Protecção de Menores e Crianças em Risco.
Tendo sido fundada inicialmente para lutar contra o flagelo da toxicodependência, a Associação Famílias passou a dedicar-se também à defesa da vida, isto é, contra actos como o aborto, apoiando ainda famílias afectadas por desemprego de longa duração, em que parte dos cidadãos são auxiliados inclusivamente em termos alimentares.
As receitas deste jantar reverterão directamente para a actual reconstrução do Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL), instalado no Bairro Social das Enguardas, em São Victor, a freguesia mais populosa, no concelho de Braga, onde apoia já 54 crianças.
A Associação Famílias dispõe ainda do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP 15 de Maio), na Travessa José Gabriel Bacelar, em São Victor, Braga.
Uma das diversas individualidades presentes no jantar esta noite foi o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, antigo presidente da Junta de Freguesia de São Victor.
JG (CP 2015)