A Câmara de Braga vai desembolsar 1,4 milhões de euros para a regeneração da Pousada de Juventude. O concurso público é lançado até final do presente ano, iniciando-se as obras ao longo do primeiro trimestre de 2018, com uma duração prevista de 10 meses.
O projecto da nova pousada, apresentado esta quarta-feira, está dimensionado para acolher até 100 utentes, disponibilizando um total de 27 quartos equipados com instalações sanitárias privativas, sendo 4 quartos do tipo duplo, 21 quartos também duplos e quádruplos, 1 quarto triplo e uma camarata com possibilidade de até 6 camas em beliche.
Para o presidente do município, a cidade possuía uma das pousadas mais degradas do país, pelo que este é um projecto que se reveste de enorme importância estratégica ao nível da competitividade turística, políticas de juventude, reabilitação urbana e promoção do empreendedorismo.
“Este é um momento muito especial para nós. Desta forma, a cidade ficará dotada de uma das melhores Pousadas de Juventude a nível nacional e com um equipamento de qualidade à altura das suas ambições e da sua dinâmica associativa e juvenil, contribuindo para a afirmação de Braga como um destino natural para a Juventude”, afirmou Ricardo Rio, sublinhando que este projecto contribui também para a reabilitação urbana de uma zona “nevrálgica” da vida da cidade.
O concurso público é lançado até final do presente ano, iniciando-se as obras ao longo do primeiro trimestre de 2018, obras estas que tema duração aproximada de 10 meses.
De acordo com Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, “a requalificação e dinamização do espaço permitirão que Braga tenha um grande alcance em termos de atractividade e acolhimento de jovens, fazendo assim face ao volume de actividades que se realizam no território”, explicou.
EXPLORAÇÃO A CARGO DA INVESTBRAGA
Recorde-se que o protocolo assinado com o IPDJ e a Movijovem prevê a atribuição da gestão da Pousada da Juventude ao município, pelo prazo de 30 anos, comprometendo-se a autarquia com a realização das obras de reabilitação do imóvel.
A exploração e dinamização do equipamento é da responsabilidade da InvestBraga, empresa municipal vocacionada para a dinamização económica.
O novo Centro de Juventude, que inclui a rejuvenescida Pousada da Juventude, mantém em complemento os mesmos serviços de apoio já antes instalados no edifício: os serviços descentrados do IPDJ, a Agência Nacional Erasmus +, Juventude em Acção e a Loja Ponto JÁ.
A concentração e multiplicidade dos serviços prestados por estas instituições são considerados uma mais-valia para os jovens e para a atractividade e sustentabilidade do próprio edifício. Continua também a ser palco de inúmeras actividades dirigidas à população mais jovem.
A remodelação tem como principal objectivo aumentar a sua capacidade de alojamento para cumprir com as expectativas de atracção de Braga e cumprir com os critérios inerentes aos protocolos e funcionamento do Centro de Juventude. Outro aspecto está relacionado com a necessidade de rejuvenescimento da imagem actual da Pousada, pouco apelativa e desfasada dos cânones actuais de conforto.
Apresentação do projecto em: https://goo.gl/pnG4KP.
FG (CP 1200)