Braga vai reforçar a cobertura da rede Wi-Fi instalada no centro histórico, em particular nas zonas de maior afluxo turístico. A medida resulta da aprovação da candidatura à ‘Linha de Apoio a Projectos WIFI em Centros Históricos’, disponibilizada pelo Turismo de Portugal e cujo contrato de incentivo, no valor de 50 mil euros, foi assinado este sábado, na presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
Na cerimónia realizada no Posto de Turismo, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, lembrou que o município “tem vindo a apostar, desde 2014, no reforço da atractividade turística da cidade, procurando melhorar a experiência dos visitantes nomeadamente através da disponibilização da rede wi-fi”.
“A rede Wi-Fi tem-se revelado insuficiente tendo em conta o elevado fluxo de utilizadores de dispositivos móveis, pelo que sentimos que há margem de progressão. Neste momento, o Wi-Fi Braga tem cerca de 170 mil registos e uma média de cinco mil utilizadores mensais”, referiu Ricardo Rio, salientando “a importância que simplicidade e rapidez no acesso a conteúdos informativos assumem para os turistas”.
Já o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, referiu que Braga constitui um “bom exemplo do crescimento do turismo”, um facto que, segundo o governante, é comprovado, “não apenas pelo grande movimento sentido nas ruas, mas sobretudo pela captação de novos investimentos em unidades hoteleiras e serviços relacionados com o turismo”.
Através desta linha de apoio, a autarquia vai melhorar e aumentar as zonas de acesso gratuito ao wi-fi. O projecto inclui intervenção na praça Conde de Agrolongo, praça Municipal, Jardim de Santa Bárbara, praça da República e Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), frequentada cada vez mais por turistas que procuram explorar Braga e a sua cultura.
A par de uma plataforma de gestão e direccionada para o turismo, será disponibilizada uma aplicação móvel, através da qual o município poderá, em tempo real, comunicar de modo rápido e fácil informações, publicitar notícias e eventos, pontos de lazer ou guias turísticos (o que visitar, onde comer, onde ficar, onde comprar).
Recorde-se que, além da zona histórica, o Wi-Fi Braga está disponível nas Piscinas da Ponte, no Parque Municipal de Campismo e Caravanismo, e Estádio Municipal.
A rede Wi-Fi Braga permite o acesso à internet por todos computadores e dispositivos móveis de forma gratuita, bastando aos utilizadores efectuarem um registo simples.