O desporto é este ano a substância do dia da Universidade do Minho (UMinho), comemorado a 17 de Fevereiro. O Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo 2018 é o ponto alto do programa.
Os Serviços de Acção Social adiantam que, no âmbito do 44.º aniversário da instituição, o dia é dedicado ao desporto, com a apresentação do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo 2018, a inauguração do espaço de entrada dos praticantes desportivos do Complexo Desportivo Universitário de Gualtar, e com um momento de convívio salutar: o ‘Jogo das Estrelas’.
A cerca de seis meses do arranque do Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo 2018, o Complexo Desportivo é, às 15h30, palco da apresentação oficial do evento, lançando assim a contagem decrescente para a grande competição a acontecer entre 31 de Julho e 4 de Agosto e que reúne os melhores universitários do mundo da modalidade”, assinala o organismo.
“Após o sucesso que foram os mundiais universitários organizados pela UMinho em cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), e já lá vão seis (Futsal 1998, Badminton 2006, Xadrez e Futsal 2012, Andebol 2014, e Karaté 2016), em 2018 as duas instituições vão estar novamente juntas na organização do Mundial Universitário de Ciclismo 2018 que terá como palcos de competição as cidades de Braga, Guimarães e Fafe”, sublinha a organização.
A apresentação oficial, na qual são dados a conhecer os detalhes do evento mundial, conta com a presença do presidente da AAUM e do Comité Organizador, Nuno Reis, do presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e dos representantes das câmaras municipais de Braga, Guimarães e Fafe.
O evento está inserido no programa oficial de Braga, Cidade Europeia do Desporto (CED), prevendo o envolvimento de 250 participantes de 40 países e de 150 pessoas entre staff e voluntários. Esta é a 7ª edição do evento que inclui, pela primeira vez, a prova de Downhill.