A Europa está a ser assolada por uma nova vaga de frio, que tem feito com que as temperaturas negativas sejam muito baixas. Mas a novidade é que o Polo Norte esteve mais quente do que em vários países da Europa, um fenómeno raro.
O Polo Norte está, neste momento, com temperaturas muito acima do normal, cerca de 25ºC (45ºF) a mais. Uma estação meteorológica da Groenlândia chegou mesmo a registar um dia inteiro (24 horas) com temperaturas acima de zero graus Celsius, algo que está a indignar vários investigadores uma vez que nesta altura deviam estar cerca de -30ºC (-22ºF).
Em consequência dessas temperaturas, o Mar de Bering – uma extensão marítima no extremo norte do Oceano Pacífico – está a registar os níveis mais baixos de gelo no mar, tendo as ondas sido vistas a bater na ponta ocidental do Alasca, numa altura em que a água devia estar totalmente congelada.
Tudo isto poderá afectar, muito em breve, de forma drástica, o clima em todo o mundo. Os cientistas acreditam que esta mudança vai afectar o mundo mais rapidamente do que se pensa.