Faziam assaltos a pessoas na rua e na casa de banho da central de camionagem em Braga. O mais ativo (três crimes) foi, agora, condenado pelo Tribunal à pena de três anos e seis meses de prisão efetiva.
Humberto Jorge Rodrigues, morador em Real, Braga, ameaçou e roubou, em junho, duas pessoas na casa de banho da central de camionagem.
A um cidadão exigiu-lhe a carteira dizendo que o “partia todo”. Levou-lhe 40 euros. Dias depois, repetiu a cena: agarrou-o por trás, pelo pescoço, derrubou-o e tirou-lhe os 20 euros que trazia.
Em maio, e em conjunto com Márcio Teixeira, atacou, de noite, um homem, no Bairro Nogueira da Silva, quando este se dirigia para o Centro de Acolhimento para os sem-abrigo, da Cruz Vermelha. Fizeram-no ao pontapé e a murro e roubaram-lhe 80 euros e um telemóvel de 60.
Márcio apanhou, por isso, 20 meses de cadeia, suspensos.
Já Humberto, sublinha o Tribunal, é reincidente e tem sete outras condenações por coação sexual e roubo. A sentença obriga-o a permanecer na Comunidade Terapêutica do projeto Homem, em Braga, onde já está em tratamento à adição de drogas duras.
Luís Moreira (CP 8078)