Braga “é um exemplo internacional de adaptação à nova economia”, afirmou Ricardo Rio na conferência ‘Urban Future’, que decorreu em Viena (Áustria) até esta sexta-feira. ‘Urban Future – Global Conference’ é um dos maiores eventos internacionais dedicados às cidades, que contou com mais de três mil pessoas de 400 cidades de todo o mundo.
Intervindo no painel ‘Como os novos empregos e meios de produção estão a moldar as cidades’ – onde também participaram os responsáveis de Amesterdão (Holanda), Barnsley (Inglaterra) e Viena-, Rio contextualizou a história da cidade e de que forma os últimos quarenta anos foram influenciados pelo desenvolvimento da Universidade do Minho.
Nesse contexto, Rio referiu que “sobretudo partir de 2013”, Braga “uniu-se em torno de um objectivo comum, que ficou espelhado no Plano de Desenvolvimento Estratégico para Braga e, desde então, todos os agentes da cidade, desde o município, as empresas, as universidades e as unidades de investigação, com especial destaque para o Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, têm actuado como parceiros na estratégia de desenvolvimento da cidade, onde cada um tem bem presente o seu papel”.
“DE BRAGA PARA O MUNDO”
O presidente da autarquia referiu que ter “os diferentes parceiros alinhados na mesma visão estratégica tem sido fundamental para valorizar o conhecimento, criar novos empregos e captar novos investimentos”, dando os exemplos da Bosch, Accenture, Fujitsu, OutSystems ou, como ainda esta semana foi anunciado, da Farfetch.
“De Braga para o Mundo tem sido bem mais do que um ‘slogan’ e a abertura que se iniciou em 2013 tem sido fundamental para captar novos empregos nestas áreas mais tecnológicas”, afirmou Ricardo Rio.
“A atracção da juventude continua a ser uma prioridade para o município e isso só é possível com esta atitude concertada entre os agentes da cidade”, defendeu o autarca, salientando que “é também fundamental dotar Braga de condições para a qualidade de vida dos cidadãos nas mais diversas áreas, seja em áreas tão díspares como a mobilidade, a cultura ou o ambiente”.
“Braga é uma cidade comprometida com a sustentabilidade entre gerações, e estão a ser criadas as condições necessárias para ser uma referência em diferentes áreas, seja no turismo, no comércio ou na indústria”, concluiu Ricardo Rio.
FG (CP 1200)