Perto de três dezenas de pessoas juntaram- se, este sábado de manhã, à Caminha Ambiental pela ‘Zona Ribeirinha do Homem’, uma iniciativa que integra a Semana da Floresta Autóctone, que se está a assinalar em Vila Verde.
A passagem pela Ponte Rodas, em Coucieiro, para visita aos principais pontos de interesse, nomeadamente açudes, moinhos, pontes e espaços de lazer fluviais, a observação da flora autóctone e da avifauna, a descoberta de recantos paradisíacos, marcam o percurso de 10 km.
Durante o percurso, os participantes procederam à recolha de lixo nas margens, bem como de sementes autóctones. “Chamou-se a atenção para as plantas invasoras encontradas no percurso”, destaca um dos promotores, Adelino Silva, do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde.
Esta iniciativa insere-se no âmbito da Semana da Floresta Autóctone que a Câmara de Vila Verde promove, de 20 a 26 de Novembro, que enquadra actividades diversificadas “com o objectivo de dinamizar e dar continuidade à sensibilização e educação ambiental dos seus munícipes, em especial à população escolar, no sentido de proteger as espécies autóctones da região”.
CMS (CP 3022)