O Regadio de Sabariz a Cabanelas, no concelho de Vila Verde, foi o único no Minho já com financiamento aprovado, anunciou este sábado à tarde o Primeiro-Ministro, António Costa, numa sessão pública, em Vila Franca de Xira.
A boa nova anunciada para os agricultores vilaverdenses insere-se no Programa Nacional de Regadios, uma iniciativa do Governo que vai criar mais de 90 mil hectares de regadio até 2022, com um investimento público de 534 milhões de euros, segundo foi revelado na sessão, com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural Capoulas Santos.
O Programa Nacional de Regadios é financiado através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), mais concretamente BEI – 187 milhões de euros; CEB – 80 milhões de euros; e PDR – 267 milhões de euros.
Para o Chefe do Governo, esta é “uma iniciativa de futuro, que mostra o empenho do Governo em apoiar a agricultura nacional e em estimular os produtores nacionais a continuarem o investimento num sector de futuro”.
Lembrando que “esse futuro trará novos desafios aos agricultores, no contexto das alterações climáticas”, António Costa, referiu que “o Governo está a trabalhar para o médio e longo prazo, sendo este Programa prova disso mesmo”.