“O balanço é extremamente positivo. Tivemos um enorme retorno do investimento realizado pela grande dinâmica que imprime na economia local, atraindo a Vila Verde pessoas de vários pontos do país”. As palavras são do presidente da câmara de Vila Verde, a propósito de mais uma edição da programação Na Rota das Colheitas 2017, que cumpriu, nos últimos quatro meses, 35 iniciativas espalhadas por todo o território concelhio a recriar as tradições e costumes antigos.
A malhar o centeio e desfolhar o milho, a espadelar o linho e pisar as uvas, a cantar e dançar ao som da música popular. Acresce a mesa farta, recheada com iguarias da cozinha minhota e o excelente vinho verde da região.
A autarquia faz o balanço e estima a visita de “largas dezenas de milhares de visitantes”, entre Agosto e Novembro.
Na hora de encerrar mais uma edição, António Vilela avança “um agradecimento público a todas as juntas, associações, instituições e privados que se envolveram nesta dinâmica da Rota das Colheitas e da Festa das Colheitas, uma iniciativa que conheceu este ano o maior sucesso de sempre, com grande adesão popular. Já é um desafio ganho, mas queremos continuar a crescer e evoluir nos próximos anos”.
Em nota enviada à nossa redacção, a vereadora da Cultura do município, Júlia Fernandes, sublinha o crescimento acentuado de diversas atividades, que deixa perspetivas de futuro bastante animadoras.
“Foram quatro meses de muita actividade, com dezenas de iniciativas que percorreram quase todo o concelho. Houve uma grande adesão popular e é claramente uma fórmula de sucesso. Os visitantes podem participar, sentam-se à mesa connosco e sentem-se bem-vindos. Os vilaverdenses recebem tão bem que as pessoas ficam agradavelmente surpreendidas e com vontade de regressar”, refere a autarca.