A Câmara de Braga promoveu esta segunda-feira uma recepção a bordo do Navio Escola Sagres, Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Sob o mote da Braga 2016 – Capital Ibero-americana de Juventude, esta recepção teve como convidados especiais o Secretário de Estado da Juventude e Desporto de Portugal membros do corpo diplomático internacional no Rio de Janeiro e dos comités olímpicos dos 21 países que constituem a OIJ – Organismo Ibero-americano de Juventude.
Além destes convidados, estiveram ainda presentes atletas portugueses, empresários brasileiros e portugueses do Rio de Janeiro, bem como diplomatas portugueses no Brasil e oficiais da Prefeitura e do Governo Estadual do Rio de Janeiro.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Braga, considera que “se Braga é uma cidade aberta ao mundo, nada melhor que afirmar a sua juventude e o seu talento precisamente onde o mundo se encontra em torno destes valores, em plenos Jogos Olímpicos”. “Fazê-lo no Navio Escola Sagres, Casa de Portugal nos Jogos, e com um leque de convidados tão prestigiante é uma oportunidade extraordinária”, acrescentou.
Além do vereador Miguel Bandeira, que está a acompanhar Ricardo Rio nesta visita ao Brasil, estaeve presente a vereadora Sameiro Araújo, que se encontra no Rio de Janeiro como treinadora dos atletas Ricardo Ribas e Dulce Félix.
Rio sócio honorário da Casa do Minho no Rio
Durante este fim-de-semana, Ricardo Rio foi recebido na famosa Casa do Minho no Rio de Janeiro, onde foi convidado especial de um almoço promovido por Agostinho dos Santos, presidente da quase centenária instituição luso-brasileira. Durante este almoço, o aujtarca teve a oportunidade de conviver com diversos membros da Casa do Minho com raízes no Minho e em especial em Braga, bem como conhecer melhor o trabalho cultural e associativo que é feito nesta instituição.
“Esta é uma instituição que mantém bem viva as nossas tradições minhotas e que nos orgulha. Durante a minha conversa com os responsáveis da Casa do Minho falamos em algumas colaborações para aumentar ainda mais a presença de Braga nesta casa”, referiu Ricardo Rio.
Recorde-se que logo à entrada do edifício o visitante depara-se com dois grandes brasões, um do município de Braga e outro do de Viana do Castelo. Para o final do almoço estava reservada uma surpresa: O presidente Agostinho dos Santos entregou o diploma de sócio honorário da Casa do Minho a Ricardo Rio, uma distinção muito honrou o presidente do município bracarense.