A construção de uma unidade hoteleira de 4 estrelas é um dos projectos que constam do Plano de Actividades e Orçamento da Santa Casa da Misericórdia para 2020 de mais de 25 milhões de euros.
O documento, aprovado, por unanimidade, quer em reunião ordinária da Mesa Administrativa quer em Assembleia Geral da Irmandade, refere que o futuro hotel nascerá da reconversão da Residencial Martins, próxima do Hospital da Misericórdia, no centro de Vila Verde.
O projecto do sector da hotelaria, o mais ambicioso do Plano para o próximo ano, é, afirma o Bento Morais “mais um desafio”.
“Para suportar toda a actividade […] o orçamento para 2020 atinge cerca de 25 milhões e 300 mil euros na sua totalidade”, refere o Provedor da ‘Misericórdia’ vilaverdense.
“É] mais um ano de desafios que graças a uma equipa fantástica é possível alcançar estes números e cumprir os objectivos traçados”, sustenta.
SAÚDE E INFÂNCIA
A melhoria “contínua” do hospital em equipamentos, a qualificação dos profissionais e a criação da 4.ª sala de cirurgia em ambulatório. nas Unidades de Cuidados Continuados Longa Duração, Média Duração e Convalescença são os projectos no sector da Saúde.
“A instituição aposta na qualidade do serviço, de forma a manter a ocupação a 100%.”, diz Bento Morais.
O arranque da construção da estrutura residencial para pessoas idosas em Marrancos, e a remodelação da ERPI de Vila Verde, com novas instalações e sistema AVAC são medidas que se destacam no que respeita à população idosa.
Já em relação à infância, creche e pré-escolar, destaque para o pleno funcionamento de mais quatro novas salas em 2019, três de creche e uma de pré-escolar, sendo que a sua lotação está já a 100% e com elevada lista de espera.
No Colégio da instituição, mantêm-se as cinco turmas em funcionamento, «com grande satisfação dos educandos e dos encarregados de educação, e previsão de abertura de pelo menos mais duas turmas para o próximo ano lectivo».