O Parque de Exposições de Braga vai receber entre esta quinta-feira e domingo a 49.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação. Segundo a organização, o certame deste terá 250 expositores, mais 10% em relação ao ano transacto, e espera mais de 100 mil visitantes. O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, é presença confirmada.
«Esta feira é uma das referências do sector a nível nacional. Desde que iniciámos funções, a AGRO tem vindo a crescer de ano para ano, quer em qualidade que em área de exposição. Para esta edição, e fruto de um conjunto de parcerias que conferem ainda mais qualidade ao evento, estão reunidas as condições para que esta edição seja a maior e melhor de sempre», garantiu Carlos Oliveira, presidente da entidade organizadora, a InvestBraga, durante a apresentação do evento que decorreu esta manhã.
São quatro dias preenchidos com várias conferências e seminários dedicados a vários temas da actualidade do sector, estando prevista a presença do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, durante os primeiros dois dias do evento.
«A temática do sector leiteiro irá estar em evidência e, uma vez que acabaram as quotas leiteiras e como estamos inseridos numa zona onde está instalada a maior “bacia leiteira” do país, este assunto reveste-se de enorme importância para a economia local», perspectivou o vereador da Câmara de Braga Altino Bessa, «curioso» por saber «quais as medidas que o Governo vai implementar para minimizar o impacto do fim das quotas leiteiras».
Também os sectores das carnes, da agricultara biológica e o sector florestal são áreas com presença garantida nesta edição da AGRO.
Os bilhetes estão disponíveis online na Ticketline e na bilheteira do PEB com um custo único de 3,5 euros. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita. À semelhança do ano transacto a CP – Comboios de Portugal associa-se a esta iniciativa disponibilizando um bilhete especial de 2 euros (ida e volta) nos comboios urbanos do Porto (linhas Urbanas de Braga, Guimarães, Caíde e Aveiro), a quem apresentar o ingresso para a AGRO.
SEMINÁRIOS E CONFERÊNCIAS
No primeiro dia, quinta-feira, 31 de Março, será realizada uma ceriónia evocativa do “Dia da Galiza”, às 12h00. À tarde, terão lugar os seminários “Sustentabilidade da Floresta: Pragas e doenças” (14h30) e “Produção pecuária – Que futuro?” (15h00).
Para as 21h30 está marcado novo seminário, sobre “Leguminosas ou Fabáceas – Sementes nutritivas para um futuro sustentável”.
Na sexta, 1 de Abril, o seminário “Produção de leite no Entre-Douro e Minho: questões da actualidade” terá lugar a partir das 10h00.
Às 15h00, realiza-se o seminário “Conjuntura actual e perspectivas no sector da produção de carne em Portugal”, seguido do workshop “Como criar um negócio de sucesso”, às 17h00.
A tarde de sábado, 2 de Abril, reserva os dois derradeiros seminários: “Inovação e empreendedorismo para uma agricultura de futuro” às 14h30 e “Actividades agrícolas com potencialidades para a região” às 17h00.
CONCURSOS PECUÁRIOS
A tarde de sexta-feira vai receber dois concursos pecuários: um de raça arouquesa (15h00) e outro de raça maronesa (16h30).
O concurso pecuário de raça minhota está agendado para as 10h00 de sábado. Segue-se (11h00) o VI concurso pecuário de raça cachena. À tarde, a partir das 15h00, terá lugar o concurso da raça Holstein Frísia.
No domingo, realiza-se o 28º Concurso Nacional da raça barrosã às 11h00 e o concurso da raça Holstein Frísia às 14h00.
SHOWCOOKING
Na sexta-feira, realiza-se o showcooking “Cozinhar com ervas aromáticas”, com Cristina Oliveira e Maria Machado, às 15h00.
No sábado, o Município de Amares será responsável pela organização do showcooking “Saborear a laranja de Amares – Quelha Branca”, às 16h00. Hora e meia depois, o último showcooking desta AGRO será sobre a “Sopa d’a Póvoa” de Varzim.
ESPECTÁCULOS MUSICAIS
O programa inclui as actuações musicais dos Átoa (sexta, às 22h00), dos Diabo na Cruz (sábado, às 21h30) e dos Sons do Minho (domingo, às 15h30).