Eugénia Santos, conhecida na cidade por ‘Jenny’, que se apresenta como n.1 à Câmara de Braga sob a bandeira ‘Sim! Conseguimos’, tem a responsabilidade de mostrar o que o Chega vale no concelho de Braga, naquela que é a estreia do partido nas Autárquicas no concelho. Como referência tem os 11% de André Ventura nas últimas Presidenciais. Assume-se como “a verdadeira oposição’ e quer uma auditoria forense na Câmara, na Agere e nos TUB.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)
Em síntese, de forma resumida, quais são as principais prioridades da candidatura?
As prioridades da minha candidatura são uma maior proximidade das pessoas, ouvir as suas sugestões e reclamações.
Resolver o problema do trânsito que causa stress e faz desperdiçar o tempo que podemos passar com a família, amigos, lazer e no trabalho.
Maior transparência na autarquia, assim como menos burocracia. Valorizar a tradição, a cultura a história de Braga bem como todos os profissionais que existem na cidade, incluindo os funcionários da autarquia.
O que é mesmo imprescindível fazer em Braga no próximo mandato?
No próximo mandato é imprescindível resolver o Nó de Infias e o restante trânsito; mais habitação, lares e creches; construir uma cidade mais acessível e inclusiva; retomar a economia rapidamente; mais segurança.
Se for eleita/o, qual será a primeira medida a tomar?
Auditoria Forense na CMB, na Agere e na TUB.
Qual é a proposta que considera prioritária nas seguintes áreas:
-Sustentabilidade
Princípio do poluidor/pagador é, consequentemente mais reciclagem. Fiscalização dos rios Este e Torto
Mais árvores.
–Mobilidade
Mais avenidas com ciclovia, árvores e passeios adequados a mobilidade reduzida, carrinhos de bebé, uma via para automóvel e outra para BUS.
-Social
Implementação de projectos estruturais nas praças, jardins públicos, instalações culturais e desportivas, edifícios com acessibilidade, orientação táctil e braille.
Equipas nas freguesias em conjunto com as associações de moradores para identificar as carências das famílias.
-Cultura
Criar uma Escola de Artes (Fábrica Confiança).
Fomentar a cultura desde os 3 anos de idade
–Habitação e Bairros sociais
Construção de novos fogos em parceria com os privados para colocação no mercado a preços controlados.
Por que devem os bracarenses votar em si?
Os bracarenses devem votar em mim, porque nós somos a verdadeira oposição. Não admitimos compadrios, amiguismos e falta de transparência.
Estivemos junto das pessoas, ouvimos os seus problemas sem preconceito, com sinceridade e frontalidade.
Eu serei verdadeiramente a voz do povo Bracarense.
NOTA IMPORTANTE
- O pedido de várias candidaturas para prolongamento do prazo limite para a recepção das respostas às questões postas, levou o Press Minho a alterar o critério inicial da ordem da publicação, que tinha como referência a representatividade na Assembleia da República, mais o LIVRE.
Optou-se, assim, pela publicação por ordem de recepção das respostas, da primeira à ultima recepcionada. Assim, ficou estabelecido o seguinte ordenamento: PAN, LIVRE, CHEGA, BE, IL, CDU e Juntos por Braga.
- O PS não respondeu até ao final do prazo legar determinado pela CNE (24h00 de sexta-feira), apesar das inúmeras tentativas feitas junto da candidatura do Hugo Pires a solicitar a resposta às questões, enviadas por email a 17 de Setembro.
FG