Ricardo Rio inaugurou este sábado, o parque de merendas e lazer de Aveleda. O espaço, um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de 2015, passa a acolher convívios de residentes locais e forasteiros, servindo de forma particular os utentes do lar do Centro Social de Aveleda.
“A concretização deste espaço é o resultado do esforço colectivo de toda a comunidade de Aveleda, uma vez que que se trata de um dos projectos mais votados do Orçamento Participativo de 2015”, referiu o presidente da Câmara de Braga, enaltecendo a adesão da sociedade nos orçamentos participativos, ajudando o município a ajustar as suas opções de investimento aos anseios da população.
A verba resultante do OP cifra-se nos 85 mil euros que foram determinantes para que este equipamento se tornasse realidade. “Este espaço vem preencher uma lacuna da freguesia e vai permitir passar momentos de lazer em família, ao mesmo tempo que valoriza o território dotando-o de novas infra-estruturas que visam aumentar a qualidade de vida dos cidadãos”, sublinhou Ricardo Rio.
Segundo Rio, esta é “mais uma prova do sucesso do Orçamento Participativo, e da sua capacidade de envolver activamente os membros da comunidade em torno de um objectivo comum. Trata-se de uma excelente ferramenta para dotar a sociedade civil de autonomia e de meios financeiros para concretizar projectos que realmente respondem às suas necessidades”.
Na cerimónia, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, o presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, António Veiga, enalteceu a iniciativa lançada pelo município de “dar voz aos anseios das populações através do Orçamento Participativo” e agradeceu todo o “empenho e dedicação de toda a comunidade de Aveleda para que este projecto fosse uma realidade”.