A Comunidade Israelita do Porto reagiu em comunicado à libertação de Omer Shem Tov, um dos seis reféns libertados este sábado pelo Hamas. Omer Shem Tov tem nacionalidade portuguesa.
“O regresso de Omer para junto dos seus familiares tem ainda mais significado depois de se saber do estrangulamento do pequeno Ariel e do bebé Kfir, bem como da troca cínica do corpo de sua mãe Shiri. O que sucedeu desde 7 de Outubro de 2023, intermediado pela libertação forçada de alguns reféns em estado deplorável, não foi um acontecimento isolado na história, mas sim a repetição do que sucedeu com judeus de todas as idades durante séculos e em todas as latitudes: a matança e o rapto indiscriminados e as celebrações e zombarias com os trágicos destinos das vítimas, perante o silêncio cúmplice de muitos”, lê-se em comunicado da comunidade israelita do Porto.
Omer Shem Tov é um cidadão que estava em processo de obtenção da nacionalidade portuguesa e que já a terá obtido, segundo a embaixada de Portugal em Israel.