Arrancam esta terça-feira as inscrições para a 2.ª edição do concurso de fotografia Aqua Cávado, este ano sob o tema ‘O Homem e o Rio’, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Cávado. Esta iniciativa, que acontece em parceria com a Agência de Energia do Cávado, os municípios, a AGERE, a Cooperativa Cultural Velha a Branca e o Diário do Minho, pretende desafiar os amantes de fotografia, amadores ou profissionais, a fotografar as paisagens do território do Cávado.
O concurso, explicam os promotores, “desafia os amantes da fotografia a uma participação criativa de todos os cidadãos que tenham um olhar atento sobre o território do Cávado, sobretudo nas seguintes variantes: relação do homem com o rio; o rio e suas atividades económicas, lúdicas e desportivas; o rio e preservação das margens ribeirinhas; a agricultura e vizinhança junto ao rio”.
As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 15 de Julho, sendo que as fotografias devem ser tiradas num ou mais dos seguintes municípios: Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro. Cada participante pode concorrer com um máximo de 10 fotografias. As inscrições, assim como outra informação sobre o evento, podem ser encontradas em cimcavado.pt.
A bolsa de prémios para este concurso inclui o seguinte equipamento e serviços: uma Máquina Fotográfica NIKON D5300; Tablet IPAD MINI 16 GB; Curso de Fotografia da Velha-a-Branca, e a possibilidade de exibir as fotografias do vencedor num espaço cultural neste território.
Este concurso parte do reconhecimento do valor crescente do património ambiental e natural do Rio Cávado, e da importância da preservação do equilíbrio dos seus ecossistemas naturais. Neste âmbito, pretendem os promotores desta iniciativa desafiar e sensibilizar as populações em geral o desenvolvimento de uma série de actividades enquadradas no projecto ‘AQUA Cávado – O rio que nos une’, que tem como principal objectivo destacar a importância e promover a utilização e a conservação do rio Cávado e seus afluentes.
Recorde-se que a primeira edição teve uma adesão de 30 participantes, que se apresentaram a concurso com mais de 250 fotografias.