O ‘TOCA a Pintar’ transformou o túnel do Campo da Vinha, uma das principais praças da cidade de cidade, numa obra de arte. A intervenção é até agora a face mais visível e mediática da Capital Ibero- Americana da Juventude 2016.
A obra, que começou na passada quinta-feira, e estendeu-se até domingo, teve no argentino Federico Kiper (NOOP) o primeiro artista a particiapar. Com 25 anos de idade, Federico faz grafitti há 11 e trabalha há 5 como artista profissional. Tem recebido excelentes críticas e feito várias exposições que mostram uma evolução constante ao longo da sua carreira.
Neste espaço vão também intervir artistas do Brasil e de Portugal.
O projeto ‘TOCA a Pintar’ da Associação Juvenil Synergia, com sede em Braga,
é financiado pela autarquia que disponibiliza todos os materiais necessários para a realização do mesmo, bem como a garante o transporte e alimentação dos artistas.
A Associação Juvenil Synergia é uma das associações juvenis mais importantes de Portugal e envolve diferentes áreas de trabalho nomeadamente a nível cultural, nomeadamente o TOCA (Trabalho de uma Oficina Cultural e Associativa). Uma das áreas de intervenção da TOCA é a área das artes urbanas, que articula projectos sociais e internacionais através da street art.
O projecto, que decorre durante todo este mês, é coordenado pelo voluntário europeu Donatello Del Latte, no âmbito do projeto ‘Volunteering: overcomes the Challenge’, financiado pelo programa Erasmus+ Juventude em Acção.
O projecto ‘TOCA a Pintar’ faz parte do plano de actividades para 2016 do Synergia, do qual constam iniciativas associadas à nomeação de Braga Capital Ibero- Americana da Juventude 2016. O projecto pretende criar murais alusivos a esta temática bem como promover a prática das artes urbanas através de workshopse acções de sensibilização.
Os workshops que se realizam nos próximos dias 19 e 20, são destinados a crianças e adultos, permitindo aos participantes aprender a trabalhar com stencils, aerossóis e técnicas de estampagem.
FG (CP 1200)