A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) conquistou de seis medalhas no CNU que decorreu em Prado, prova que contou com a presença de nove academias dos mais diversos pontos do país.
Após a boa prestação de 2015, onde os canoístas minhotos conquistaram quatro medalhas (uma de ouro, uma de prata e duas de bronze), as expectativas para a edição de 2016 do CNU de Canoagem estavam em alta.
Hélder Figueiras (Engª Civil), foi eleito em 2015, Atleta do Ano na Gala do Desporto da UMinho, voltou a ser mais uma vez a “estrela da companhia” ao conquistar quatro medalhas (duas delas em conjunto com o seu colega João Lago (Engª e Gestão de Sistemas de Informação).
Na variante C2 500, a dupla Figueiras/Lago conquistou a medalha de ouro ao que somou ainda a de bronze na variante C2 200. Figueiras haveria ainda de conquistar mais duas medalhas (ambas de bronze), mas agora a nível individual, em C1 200 e C1 500.
As duas restantes medalhas foram conquistadas pela dupla João Rocha (Engª Eletrónica) /André Borges (Engª e Gestão de Sistemas de Informação), que subiram ao 2º lugar do pódio em C2 200 e ao terceiro lugar em C2 500.
Hélder Figueiras mostrou-se muito satisfeito com os seus resultados e com os dos seus colegas de equipa, fazendo um “balanço muito positivo” da participação da AAUMinho nesta prova. Figueiras aponta agora baterias ao Mundial Universitário que se vai realizar em Montemor-o-Velho, onde tem “esperanças de poder participar”.
Fotos: José Ferreira