Concluíram com sucesso as suas Provas de Aptidão Profissional, os primeiros 14 alunos do curso profissional de Técnico de Fabrico de Produtos Biotecnológicos da EPRAMI, curso pioneiro no país.
Os estudantes da EPRAMI -Escola Profissional do Alto Minho Interior criaram produtos inovadores e defenderam a sua viabilidade no mercado regional e nacional perante um júri composto por elementos da escola e representantes de empresas e instituições da região,
O curso profissional de Técnico de Fabrico de Produtos Biotecnológicos foi criado para formar técnicos para a fábrica de vacinas Zendal Portugal, atendendo à falta de cursos de nível intermédio no Quadro Nacional de Qualificações.
A Escola Profissional do Alto Minho Interior, em parceria com o município de Paredes de Coura e a Zendal, desenvolveu a criação do plano curricular, certificando o curso profissional que veio a denominar-se por Técnico de Fabrico de Produtos Biotecnológicos.
Com o apoio do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, do Instituto de Escola de Vigo e da Agência Nacional para a Qualificação (ANQEP), o curso de dupla certificação (ensino secundário e diploma profissional de nível IV), foi incluído no Catálogo Nacional de Qualificações e teve sua primeira turma no ano letivo de 2022-23, com a certificação dos primeiros alunos em 2025.
“O ensino profissional é um instrumento fundamental na construção de territórios com uma economia forte capaz de criar emprego e oportunidades de realização profissional para quem quer viver fora dos grandes centros”, afirma Vítor Paulo Pereira, presidente da câmara.
Para o autarca, “o ensino profissional é cada vez mais valorizado no Alto Minho pelos empresários e pelos jovens. Somente com uma mão de obra qualificada e com bons salários conseguiremos aumentar a nossa competitividade e promover o nosso crescimento”.
Agora, vão realizar estágios curriculares em empresas como a Zendal Portugal, Doureca, Valver Ibérica, Akwel, Águas Salutis, Águas do Norte (Grupo Águas de Portugal) e Adega Cooperativa de Monção.