Ricardo Rio, participou este domingo nas comemorações do 139.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Braga. A sessão solene ficou marcada pela assinatura do protocolo de colaboração que prevê a atribuição de um apoio financeiro do município a esta associação humanitária.
O presidente da Câmara de Braga destacou o facto de este ser “o primeiro apoio de natureza financeira atribuído pela autarquia em mais de 20 anos de actividade desta associação”. “Com a atribuição deste apoio, a Câmara reconhece o mérito e a enorme qualidade dos serviços que os Bombeiros Voluntários de Braga prestam todos os dias à população do concelho”, afirmou.
Segundo Rio “este novo quadro de colaboração inovador agora estabelecido acaba por conferir maior estabilidade à corporação do ponto de vista financeiro”.
O autarca lembrou que foi durante o actual mandato que a corporação recebeu do executivo municipal uma comparticipação de 20 mil euros para a aquisição de uma viatura.
Ricardo Rio sublinhou ainda que o município tem mantido uma “colaboração estreita e profícua” com todos os agentes de Protecção Civil, factor que tem sido “determinante para que os bracarenses se sintam seguros numa cidade que tem na protecção civil um dos seus factores de orgulho e de afirmação”.
A par da atribuição de 15 mil euros, o protocolo agora assinado e denominado ‘Fazer Bem’ prevê o apoio logístico na requalificação de instalações ou obras, na preparação de projectos e ainda a possibilidade de conceder isenção do pagamento das taxas municipais de ocupação do espaço público pela exploração de pontos de venda diversos associados aos grandes eventos, nos termos do Regulamento Municipal de Taxas e Licenças Municipais em vigor.
As cerimónias comemorativas do 139.º aniversário dos bombeiros iniciaram-se com uma missa solene na igreja do Seminário de S. Pedro e S. Paulo, prosseguindo com a bênção de novas viaturas e com a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Humanitária.