No decorrer do ano de 2024, a Câmara de Barcelos investiu mais de 35 milhões de euros em obras municipais no concelho, montante que se assemelha ao valor registado em 2023, sendo que, em ambos os períodos, se tratou dos maiores investimentos dos últimos 20 anos.
Estes dados constam da Prestação de Contas do Município de Barcelos, aprovada esta terça-feira em reunião de Câmara, e traduzem “o forte compromisso” do Executivo camarário na execução de “obras determinantes” para o desenvolvimento do concelho.
O presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, caracteriza a ação autárquica e a respetiva política de investimentos como “ambiciosa, centrada nas pessoas, nos territórios e na coesão social, assegurando, simultaneamente, o equilíbrio das contas públicas e a sustentabilidade da gestão municipal”.
O exercício orçamental de 2024 ascendeu a perto de 157 milhões de euros, tendo a receita atingido os 142 milhões e a despesa perto de 130 milhões.
Para o autarca “estes indicadores confirmam o bom desempenho financeiro do Município, refletindo uma gestão criteriosa, com rigor na previsão e na execução orçamental, o que permitiu concretizar com eficácia as principais linhas de ação do Plano de Atividades”.
Analisados os dados, destaca-se a taxa de execução da receita corrente (91%) a par de uma taxa de execução da despesa (83%), o que demonstra “o forte dinamismo” do investimento público municipal.
Além destes resultados, foi ainda possível assegurar a transferência para o exercício de 2025 de um saldo orçamental positivo no montante de 12,6 milhões de euros.
Relativamente à execução das Grandes Opções do Plano, dotadas de 88 milhões de euros, atingiu-se uma taxa de realização física de mais de 73%, evidenciando o elevado grau de concretização das medidas programadas.
INVESTIMENTOS RELEVANTES
Entre os investimentos mais relevantes, destaca-se a requalificação da rede viária e a modernização do espaço público urbano; a qualificação da Frente Ribeirinha do Rio Cávado (ecovia e passadiços), a execução da ciclovia urbana e outras infraestruturas de mobilidade suave, a criação de novos espaços públicos e zonas verdes, a requalificação e ampliação de estabelecimentos de ensino, com destaque para escolas básicas e jardins de infância, a implementação de plataformas digitais na área do urbanismo e da gestão territorial, bem como a preparação dos instrumentos técnicos para a construção do futuro Centro Hospitalar de Barcelos.
O ano de 2024 ficou ainda marcado pela importante decisão estratégica do município: o encerramento do litígio com a empresa concessionária Águas de Barcelos, S.A., através do pagamento de uma indemnização no valor de 18 milhões de euros, sanando, via acordo, a dívida herdada de 214 milhões de euros.
“Neste quadro, a Prestação de Contas de 2024 afirma-se como um reflexo fiel da estratégia de desenvolvimento implementada pelo Executivo Municipal, orientada para a valorização do território, o reforço da qualidade dos serviços públicos, a promoção da sustentabilidade ambiental e a inclusão social, dando cumprimento ao compromisso assumido com todos os barcelenses: o de construir um concelho mais justo, moderno e coeso, com futuro e com qualidade de vida para todos”, diz Mário Constantino Lopes”.