A deputada comunista Carla Cruz apresentou ontem, na Assembleia da República, quatro perguntas relacionadas com o concelho de Vila Verde, nomeadamente sobre as obras de requalificação nas escolas básicas 2/3 de Prado e Vila Verde, sobre o Regadio de Sabariz/Cabanelas, sobre a criação da Unidade de Saúde Familiar de Pico Regalados/Portela do Vade e sobre a construção da Variante à EN101.
Segundo a informação da Concelhia de Vila Verde do PCP, estas questões surgem no seguimento do trabalho desenvolvido pelo partido e de uma reunião que uma delegação comunista, que incluía Carla Cruz e o deputado municipal Hugo Gonçalves, teve recentemente com o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela.
Sobre o Regadio Sabariz/Cabanelas, a questão da parlamentar eleita por Braga baseia-se na informação dada ao jornal O Vilaverdense por Fernando Xavier, presidente da Junta de Agricultores de Cabanelas, de que a candidatura para a requalificação de uma parte do regadio estaria aprovada – segundo o PCP, a Câmara disse não ter conhecimento.
Carla Cruz quis, por isso, saber se o Governo confirma a aprovação do projecto de intervenção no Regadio de Sabariz/Cabanelas, se confirma que o avanço das obras está apenas dependente da autorização da RH Norte para captação da água no rio Cávado e se confirma que as obras contemplam somente a área de emparcelamento de Cabanelas não abrangendo a zona a montante, tal como disse Fernando Xavier.
Sobre a Variante à EN 101, há muito desejada em Vila Verde, perguntou se, “estando há muitos anos concluídos estudos e projectos”, poderá o governo proceder à construção da nova via.
Quanto às unidades de saúde familiar, Carla Cruz pediu ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a confirmação de que as obras de transformação e adaptação dos atuais edifícios estão mapeadas e integram um segundo nível de prioridades de intervenção. Perguntou ainda se está o governo disponível para rever esta classificação.
Requalificação de escolas
No caso da requalificação das EB 2,3 de Vila Verde e de Prado, Carla Cruz quis saber que medidas serão tomadas, por parte do Governo, para assegurar a renovação ou requalificação das instalações das escolas.
“Esta é apenas a primeira fase do trabalho que está programado. Outras questões serão levantadas noutras matérias e outras acções estão em agenda, pugnando pelos superiores interesses do concelho de Vila Verde”, explica a Concelhia do PCP em comunicado.