Aproveitando a realização da ‘Braga Romana’, a Junta de Freguesia de S. Victor e a JovemCoop, com o apoio da de Braga, realizam duas sessões sobre história local, com o intuito de ajudar a contextualizar e informar sobre o período cronológico de Bracara Augusta.
‘Descobrir Bracara Augusta’ é o mote de um ciclo de sessões informativas que visa dar a conhecer as condições geográficas, sociais e políticas que permitiram a fundação desta cidade romana.
A primeira sessão, subordinada ao tema ‘Da Pré-História a Bracara Augusta’, realiza-se no próximo dia 23 e é orientada pelo arqueólogo Gonçalo Cruz. No dia 24, o tema é ‘Bracara Augusta: Cidade Bimilenar’ tendo por orador Rui Morais, docente universitário e autor do livro ‘Bracara Augusta’, entre outras publicações alusivas à cidade romana.
“Para melhor vivenciar o evento ‘Braga Romana’, torna-se necessário que as pessoas possam conhecer as origens dos povos, os usos e costumes, bem como os fatores que proporcionaram a entrada dos romanos nesta região. A edificação de Bracara Augusta e o modus vivendi romano ainda hoje marcam o nosso dia-a-dia, influenciando a nossa visão de cidade”, diz a organização.
Com entrada livre, as sessões realizam-se no auditório da Junta de Freguesia de S. Victor, às 21h30.