Espectáculos, animação, desporto, artesanato, etnografia, gastronomia e cerimónias religiosas compõem o ramalhete de actividades das Festas Concelhias em honra de Santo António marcadas para 9 a 13 de Junho e cujos pormenores foram conhecidos esta manhã. David Carreira a abrir (dia 9), Dama a fechar (dia 13) são os grandes destaques musicais a que se juntam Hugo Torres (dia 10) precedido da final ‘Vozes de Santo António’, o Festival Folclórico Luso-Espanhol (dia 11), o Festival Folclórico Concelhio e as Rusgas (dia 12).
“As festas seguem o formato das outras edições ajustado em função do momento e do que melhor que se faz a nível musical”, começou por dizer o Presidente da Câmara. Para António Vilela, o objectivo “juntar pessoas do Concelho e atrair outras de fora. O Concelho já está preparado para receber bem que nos vai visitar”. O autarca não tem dúvidas: “estão lançadas as bases para que estas festas sejam um sucesso”.
Destaques
Coube à Vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, destacar os principais momentos do programa. Segundo Júlia Fernandes as festividades abrem com “um espectáculo musical com a Academia de música de Vila Verde às 21h00 seguido do concerto com David Carreira”. No feriado dia 10 de Junho, referência para a Corrida de cavalos “que este ano muda de local e de formato”, a final do festival de novos talentos “cujas eliminatórias decorreram em Maio e a semi-final será nesse mesmo dia”. Para o dia 11, é o cortejo da tradição, “já com 25 inscritos” que mostra o que as Freguesias têm de melhor, o destaque da tarde; a noite é para o Festival Folclórico Luso-Espanhol.
No domingo dia 12 para além de todas as cerimónias religiosas com procissão incluída, há o Festival folclórico concelhio com 12 grupos de Vila Verde ficando as Rusgas, “com mais de 30 inscritos, para já,” a dominar a noite. No feriado concelhio, são as marchas de Santo António que dominam as ruas do Concelho antes do concerto dos DAMA. “Durante todos os dias das Festas haverá o sétimo festival da Febra bem como o After Party que, este ano, se realiza na Praça de Santo António com 11 associações a explorarem os seus bares”.
P.A.P. (CP 9420)