Já são conhecidos os espectáculos que Braga acolhe no âmbito da 3.ª edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, considerado “o maior e mais influente” festival de artes de rua e circo contemporâneo da região norte, promovido pelo Teatro da Didascália.
Assim no dia 16 de Julho (22 horas), o ´Resiliência´ toma conta da avenida Central, seguindo-se-lhe ‘Tauromáquina´ (dia 18, Praça do Município, 19 horas). No dia seguinte, o rossio da Sé vê ´L´effet Escargot´ (22 horas). ´Insekto´ (dia 20, avenida Central, 22 horas), ´Fio Prumo´ (dia 21, largo S. João do Souto, 19 horas), e ´Arremesso´ (dia 23, avenida Central, 19 horas) completam a programação bracarense.
Esta edição do evento, que decorre entre 15 e 23 de Julho, resulta do esforço e estratégia conjunta de três cidades que acolhem e co-produzem o projecto, juntamente com a Didascália: Braga, Vila Nova de Famalicão e Guimarães.
“Esta iniciativa parte da vontade comum de partilha das múltiplas valências e património culturais de cada um dos concelhos e por um pensamento de programação alinhado para o espaço público e capaz de se diferenciar pela sua especificidade e qualidade artística”, afirma a organização.
No total, ao longo de 9 dias consecutivos o Festival acolhe 18 apresentações de 12 espectáculos, entre os quais, duas co-produções em estreia absoluta e seis estreias nacionais. Todas as actuações, que decorrem nos espaços públicos das três cidades envolvidas, são de entrada gratuita.
Em 2016, o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous tem como principal foco o circo contemporâneo, revelando o trabalho de artistas nacionais e internacionais emergentes, mas também de companhias com trabalho consolidado.
Para além de uma programação com espectáculos nocturnos diários, é feito um apelo à comunidade para que venha habitar e pensar a cidade nos finais de tarde, onde são apresentados uma série de espectáculos dirigidos a todos os públicos que pretendem projectar na audiência novos olhares sobre a paisagem urbana e a relação entre o património cultural e arquitectónico com as artes performativas contemporâneas.
Programação paralela
Com o intuito de aprimorar o sentido crítico do público e de estabelecer um vocabulário comum entre os artistas e a comunidade envolvente, o festival promove ainda uma série de workshops orientados por criadores programados no âmbito do evento.
Aproveitando a oportunidade única que o Festival oferece de partilha e cruzamento entre os diferentes criadores e programadores presentes no festival, realizaram-se também acções paralelas que visam contribuir para a reflexão e enriquecimento do discurso ligado às linguagens do circo e artes de rua. Estes encontros revelam-se de enorme importância para os artistas, constituindo um espaço privilegiado na definição de estratégias comuns para o futuro.
Paralelamente à apresentação dos espectáculos, o programa do festival convida ainda o público a visitar e conhecer os museus e outros equipamentos culturais das três cidades, dando-lhe a conhecer a vastíssima riqueza deste território.
A programação completa, bem como mais informações sobre o Festival Vaudeville Rendez-Vous, podem ser consultadas no seguinte website: http://teatrodadidascalia.com/2016/vaudevillerendez-vous/.