O Conselho de Deontologia do Porto da Ordem dos Advogados abriu procedimento disciplinar contra o advogado de Braga, João Magalhães, que tem vindo a fazer denúncias sobre uma alegada rede de cobranças difíceis na cidade, ligadas a um escritório de advogadas da cidade.
“A OA decidiu agir “após notícias vindas a público, relacionadas com eventuais práticas criminosas no âmbito de cobranças de créditos, as quais davam como certo o envolvimento de advogadas com escritório na cidade de Braga sem a mínima referência a profissionais em concreto – circunstância que, pelo seu cariz genérico põe em causa a reputação das colegas que exercem naquela comarca”, escreve António Ferreira de Cima, Presidente do Conselho de Deontologia do Porto.
Fá-lo, ainda, por “entender que os factos que motivaram tais notícias são suscetíveis de afetar o crédito e bom nome profissional dos advogados em geral e o prestígio da advocacia”.
E acrescenta, em comunicado: “deliberou este Conselho, por sua própria iniciativa, e nos termos do disposto no artº 123º, nº 2 do Estatuto da Ordem dos Advogados, abrir procedimento disciplinar para apuramento exaustivo dos factos que estão na origem de tais notícias e dos seus responsáveis”.
O Conselho de Deontologia realça que tal iniciativa foi oficiosa, tendo tal deliberação sido tomada na sessão do plenário do passado dia 03/06/2016.
O jurista foi o principal protagonista de dois programas do Correio da Manhã, titulados ‘As poderosas’, o quais, a propósito do rapto e presumível homicídio do empresário João Paulo Fernandes, de Braga, têm abordado o tema das cobranças difíceis em Braga e da existência de uma alegada mafia que as executa.
Curiosamente, o rapto de João Paulo Fernandes nada tem a ver com cobranças difíceis, já que teve como motivação a de lhe furtarem os bens, bem como aos do pai Fernando Fernandes, 2,6 milhões ao todo.
O PressMinho contactou o advogado em causa, o qual, por se encontrar em serviço, deixou para o final da tarde desta segunda-feira, a sua posição sobre o comunicado da Ordem.
Luís Moreira (CP 8078)