Jaime Correia de Sousa, professor da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho, tomou posse como presidente do Grupo Internacional de Cuidados Primários Respiratórios (IPCRG). É a primeira vez que um português assume a liderança desta entidade, que conta com uma rede de 130.000 profissionais de cuidados de saúde primários. A tomada de posse decorreu na 8ª Conferência Mundial do IPCRG, em Amesterdão, Holanda.
Esta eleição vem reforçar a posição da Medicina Geral e Familiar (MGF) portuguesa numa rede mundial que junta especialistas de mais de 30 países. “O envolvimento mais ativo proporcionará aos médicos nacionais oportunidades únicas em atividades de investigação do IPCRG, podendo refletir-se na realização de projetos científicos, no desenvolvimento de teses académicas e na participação em iniciativas de educação profissional contínua”, diz o novo responsável. O também fundador do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de MGF salienta que “a forte aposta na cooperação com o Brasil e a América Latina trará possibilidades interessantes de atividades conjuntas”.
O coordenador do GRESP, Rui Costa, destaca ainda que “se trata de um marco histórico importante e uma honra e um privilégio para Portugal”. “Surge, naturalmente, como corolário do trabalho e desempenho de Jaime Correia de Sousa na área dos cuidados respiratórios”.
Além de professor na ECS-UMinho, Jaime Correia de Sousa é investigador do laboratório associado ICVS/3B’s, membro do GRESP e médico na USF Horizonte – Matosinhos. É o primeiro doutorado em MGF das novas escolas de saúde do país, tendo desenvolvido a dissertação na UMinho, sob o tema “Capacitação dos doentes e gestão da asma: um estudo em medicina geral e familiar”. Assumiu a direção do Instituto de Clínica Geral do Norte de Portugal e do Centro de Saúde de Ermesinde e representou a Ordem dos Médicos na União Europeia de Médicos de Clínica Geral. A próxima edição da Conferência do IPCRG já está agendada para a cidade do Porto, de 30 de maio a 2 de junho de 2018.