O ‘Andando’ leva esta quarta-feira, às 21h30, ao espaço cultural Mala Voadora, no Porto, 20 alunos da licenciatura de Teatro da Universidade do Minho (UMinho), acompanhados pela professora Francesca Rayner, para ‘reproduzir’ o filme de época ‘The Tempest’, baseado numa obra de William Shakespeare. Este exercício resulta de um workshop orientado pelo encenador Rogério Nuno Costa.
Esta apresentação integra a 3ª edição da iniciativa ‘Andando’, organizada pela licenciatura de Teatro da UMinho, e que decorre até final deste mês. O ‘Andando inclui duas dezenas de projectos artísticos, entre performances, instalações, teatro, exposições, dança e fotografia.
A terceira edição conta com mais instituições de formação artística, incluindo a Academia de Música Valentim Moreira de Sá e a Escola Superior Artística de Guimarães.
“O impulso de criar espaços de diálogo entre escolas e a cidade continua vivo e conseguiu resistir às dificuldades. Ambicionamos, no futuro, que as instituições sejam capazes de perspectivar, em conjunto, projectos que possam reforçar o caminho do colaborativo e da intercepção disciplinar”, afirma a organização.
São vários os trabalhos que integram este evento, que surgiu da necessidade de divulgar “o que de melhor se faz nas principais escolas de arte e tecnologias da região”.
O programa destaca ainda a 17 de Junho, às 19h00, no Centro Avançado de Formação Pós Graduada, no campus de Couros, em Guimarães, um laboratório sobre o universo do fotógrafo norte-americano Gregory Crewdson, cujas obras, habitadas por uma mistura de realismo e estranheza, parecem captar um antes e um depois sem se perceber exactamente o quê.
No dia seguinte, às 15h30, realiza-se uma ‘Tarde Dançante!’, que junta, na sede d’“Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques”, a artista Manuela Ferreira e estudantes de Teatro e Design de Produto, sob a direcção de Bernardo Providência, José Miguel e Tiago Porteiro.
À noite, a partir das 21h00, é a vez dos alunos do mestrado em Design de Comunicação de Moda mostrarem as suas produções num desfile que decorre no mercado municipal vimaranense. Além de vários materiais audiovisuais e performativos, estão previstas exposições com trabalhos desenvolvidos no âmbito dos cursos de Tecnologia e Arte Digital e de Design e Marketing de Moda da UMinho.