Ricardo Rio participou nas Comemorações do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Vigo. Segundo o autarca bracarense, a presença nesta comemoração foi uma forma de “estreitar os laços de amizade e cooperação” com a Espanha e, em particular, com a Galiza.
“Foi com enorme prazer que acedi ao convite para participar nesta celebração. A proximidade entre Portugal e Espanha vem de há muitos séculos e, actualmente, existe um saudável clima de colaboração entre os dois países. Partilhamos uma longa amizade e várias características culturais, bem como recursos económicos comuns”, afirmou.
De acordo com o autarca, será “extremamente benéfico” para ambas as partes se a relação entre o Minho e a Galiza se tornar ainda mais forte no futuro. “Temos de continuar a dar as mãos e a lutar pela evolução das nossas regiões em termos de infra-estruturas e projectos que valorizem o território. Em Braga está sediado um dos ícones a nível europeu do que será o desenvolvimento futuro, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, um projecto ibérico que junta o melhor dos nossos recursos e que serve toda a euro-região do ponto de vista económico e de criação de emprego. É uma prova inequívoca de que juntos podemos ser mais felizes no futuro”, garantiu.
A cerimónia contou com as presenças, entre outros, de representantes de outros Municípios do Norte de Portugal, do Vice-Cônsul de Portugal em Vigo, Manuel Correia da Silva, do alcaide de Vigo, Abel Caballero, da Presidente da Diputacion de Pontevedra, Carmela Silva, do Presidente Parlamento da Galiza, Miguel Santalices, e do alcaIde de Ourense, Jesús Vázquez. As comemorações em Vigo incluíram, para além da cerimónia oficial, um mercado de artesanato e dança e performances de artistas portugueses.