Assaltou a sede da Junta de Freguesia de Vilar do Monte, em Barcelos. Mas foi apanhado, quando tentava fugir, por uma patrulha da GNR local. A quem deu uns pontapés antes de ser imobilizado.
Apesar de não ter conseguido furtar nada, apanhou um ano e quatro meses de prisão efetiva.
Vítor Pereira, de 35 anos, residente em Arcozelo, Barcelos, arrombou, de noite, a porta das traseiras da Junta e entrou lá para dentro. Ia de gorro, com dois buracos para os olhos, e com uma mochila grande, disposto a levar, os computadores e outros bens, que valiam dois mil euros.
A certa altura, uma patrulha com três militares da GNR aproximou-se da sede, o que o levou a fugir para o jardim e a saltar para o exterior, de um muro com quatro metros.
Os ‘gnr’s’ seguiram no seu encalço e agarraram-no, mas o fugitivo tentou libertar-se ainda pontapeou os militares, obrigando dois deles a tratamento hospitalar. Levado a Tribunal foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica. Passados uns dias cortou a pulseira e saiu da residência, para parte inverta. Mas vai a ser detido de novo.
Por isso, e por contar já com duas estadias na prisão em Viana do Castelo e em Braga, o coletivo de juízes não lhe suspendeu a pena.
Luís Moreira CP 8078)