A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saude (ACES) Cávado II-Gerês/Cabreira tornou público esta terça-feira um alerta à população para o índice da radiação ultra violeta ‘extremo’ que se fará sentir nos próximos dias.
Tendo como referência as previsões do Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para um índice de radiação ultra violeta de nível ‘extremo’ – nível máximo- nos próximos dias, com consequências graves para a saúde da população exposta”, José Manuel Araújo, coordenador daquela unidade de saúde pública recorda que “nos casos em que a radiação atinge o nível ‘extremo’ (igual ou superior a 11), se recomenda evitar o mais possível a exposição ao sol”.
“Quando o índice da radiação atinge o nível ‘muito alto’ (entre 8 e 10), recomenda-se a utilização de óculos de sol com protecção UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol”, lembra ainda a unidade de saúde em comunicado à nossa redacção.
O ACES Cávado II-Gerês/Cabreira cobre os concelhos de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.