A Polícia Judiciária do Porto está, desde esta terça-feira, no Gerês a liderar uma investigação pelo desaparecimento de um homem, José Carvalho, com cerca de 50 anos, natural de Nogueira da Maia, proprietário de uma carrinha que foi encontrada abandonada, no sábado, por um pastor.
Durante a semana passada, a casa do homem, na Maia, foi incendiada, suspeitando-se de fogo posto. Neste momento, ao que O Amarense apurou, a investigação tem em equação todas as hipóteses, estando em cima da mesa as possibilidades de suicídio ou até de homicídio.
Nas buscas, participa um helicóptero da Protecção Civil, que hoje pousou no campo de futebol da Pereira, no Gerês, além de cães, do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.
A carrinha de todo-o-terreno foi encontrada no sábado, em Lamas, junto a um antigo abrigo dos guardas-florestais do Parque Nacional, por um pastor, António Ferreira, que informou a GNR do Gerês.
No local, os militares da Guarda encontraram a carrinha sem matrícula e sem a chapa do construtor. Ainda assim, foi possível identificar o número do chassis e chegar à identidade do proprietário.
Foi então que a GNR da Maia informou o posto do Gerês de que houvera um incêndio urbano na casa de José Carvalho, durante a semana, suspeitando-se da existência de mão criminosa. O caso foi, desde logo, entregue à Polícia Judiciária do Porto.
Ricardo Reis Costa (TP 2298)