O Bloco de Esquerda (BE) exige do Ministério do Ambiente, tutelado por João Pedro Matos Fernandes, que procede a uma “rigorosa” averiguação dos responsáveis pelas descargas de águas residuais na ribeira de Calvelos, rio Vizela, Fafe.
O deputado do BE, Pedro Soares, pretende saber que “garantias existem sobre o cumprimento das normas ambientais por parte da entidade que se encontra na origem das descargas” na ribeira de Calvelos.
Pedro Soares pretende ainda saber se “a entidade responsável pela gestão dos recursos hídricos emitiu licença de descarga para a indústria de tinturaria localizada em Santo Ovídio, no município de Fafe e se existe risco de um alegado autocontrolo sobre a qualidade das águas residuais não estar a ser suficientemente rigoroso”.
Para o deputado bloquista eleito por Braga, é inexplicável o alegado cumprimento dos parâmetros estabelecidos pela licença face à pública e notória descarga de águas residuais com características poluentes resultante da actividade industrial.
No passado dia 20 de Junho, foi registada uma nova descarga poluente com a mesma origem. Um novo episódio poluente verificou-se no dia seguinte, conforme foi relatado por várias testemunhas que pediram a intervenção do SEPNA.
Perante estas descargas de efluentes poluentes, o deputado do Bloco, Pedro Soares, pede ao ministério da tutela “uma avaliação da degradada situação na Ribeira de Calvelos e no Rio Vizela resultante, nomeadamente, das descargas de águas residuais industriais ocorridas”.