“Os conteúdos digitais são “apelativos, motivadores e diversificados, contribuindo para desenvolver conhecimentos, competências, atitudes e valores para que as crianças possam ter um papel mais activo na comunidade”, afirmou esta quinta-feira a vereadora da Cultura de Câmara de Braga.
Lídia Dias falava no encontro da rede comunitária +Cidadania, que decorreu no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UMinho), em Braga.
Integrada no painel ‘Perspectivas para o Futuro, Lídia Dias abordou as vantagens e o impacto da plataforma, que resulta de uma parceria entre a a UMinho e o Quadrilátero, lançada este ano lectivo nas escolas básicas de Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães, incidindo em duas granes áreas de intervenção: o ambiente e o património.
No concelho de Braga, a plataforma + Cidadania foi implementada em sete agrupamentos, num total de 27 turmas e 574 alunos, tendo por objectivo desenvolver competências e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel activo na comunidade
“São conteúdos que complementam o currículo e que permitem ter uma diversidade de actividades que despertam a curiosidade nas crianças e potenciam as dinâmicas de grupo. Outra componente importante é a interacção com as famílias e o trabalho de pesquisa que é efectuado em casa, tendo os encarregados de educação demonstrado enorme receptividade e interesse”, afirmou, referindo que a formação dada aos professores permite uma “utilização correcta da plataforma e um aproveitamento do seu potencial”, afirmou a vereadora
Para Lídia Dias, o facto de esta plataforma ser uma “mais-valia no desenvolvimento da educação para a cidadania e um recurso didáctica na preparação das aulas e motivação dos alunos” faz com que deva continuar a ser implementada nas escolas do 1º ciclo, sempre acompanhada com a necessária formação aos professores.
“O projecto é um excelente exemplo da força do território e os resultados obtidos até ao momento mostram que tem todas as condições para ser replicado noutros municípios em todo o país. Trata-se de uma valiosa ferramenta de trabalho que pretendemos que entre naturalmente no quotidiano das comunidades escolares”, concluiu.