O ministro da Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e o ‘vice’ da Câmara de Braga, Firmino Marques, participaram este sábado na comemoração do 20º aniversário da Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha (APAFC).
“É de toda a justiça reconhecer a mais-valia e o valor do vosso enorme esforço e dedicação e por terem ousado tomar a iniciativa de avançar com este projecto que, com diversas valências, tem servido de forma exemplar a população local. Resta-me desejar que continuem no futuro com a mesma força de vontade, sabendo que podem contar com a Câmara Municipal de Braga como parceiro fundamental neste percurso”, afirmou Firmino Marques na cerimónia.
Por seu turno, Albano Sousa afirmou que o trabalho da instituição é “fundamental” para garantir a coesão social da comunidade local e para aumentar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas com mais necessidades de apoios.
“Passados vinte anos continuamos com a mesma determinação e empenho na prossecução dos nossos objectivos, estando certos das dificuldades que teremos de ultrapassar diariamente. Pretendemos manter e consolidar a sustentabilidade da instituição e alargar a abrangência das nossas actividades, enquadrando-se estas nas reais necessidades da comunidade”, disse.
Fundada em 1996, a APAFC tem hoje as valências de Lar, Centro de dia, apoio domiciliário, Creche, ATL e ainda o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social. A instituição tem um projecto de ampliação de instalações que aguarda financiamento para avançar e que lhe permitirá subir de 16 para 40 o número de utentes do lar. Outro dos objectivos elencados por albano Sousa, presidente da direcção, passa por criar uma valência para a área da deficiência.