O secretário de Estado da Educação, João Costa, o presidente da Câmara l de Barcelos, Miguel Costa Gomes, acompanhados pela vereadora da Educação, Armandina Saleiro, marcaram presença I Seminário Internacional ‘Sala de Leituras do Futuro’, que decorreu no Auditório dos Paços do Concelho Integrado no programa da 34.ª Feira do Livro de Barcelos.
Neste encontro, resultado de uma parceira com a Universidade do Minho e a Escola Básica e Secundária de Vila Cova, João Costa que referiu que “esta iniciativa torna possível um novo cenário para a reconstrução de novos métodos para ensinar e aprender na escola actual”.
O governante frisou também que “ já é consensual o papel da leitura no desenvolvimento dos indivíduos, ler hoje implica o desenvolvimento de novas capacidades no tratamento de informação e na pesquisa, na gestão da informação, bem como o domínio de tecnologia e de literacia digital”.
A iniciativa reuniu vários especialistas e teve como grande objectivo promover o debate e reflexão em torno da construção de novos cenários de estudo e aprendizagem em espaço de leitura, tendo em conta as novas tecnologias e o ambiente digital.
O coordenador do evento, Paulo Faria, salientou a importância de “repensar o papel da pedagogia, da tecnologia e do design em contexto educativo, a partir da leitura (literária e científica) na escola”.
Também durante o seminário foi lançada a construção da primeira Sala de Leituras do Futuro, que terá lugar nas instalações da Escola Básica e Secundária de Vila Cova.
Este projecto é apoiado pela Câmara Municipal e é financiado pela Fundação Montepio, no âmbito de um concurso que a Escola Básica e Secundária de Vila Cova venceu.