Carlos Bernardo, professor catedrático emérito da Universidade do Minho, recebeu esta terça-feira a Medalha de Mérito Científico, entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor. A distinção decorreu na abertura do encontro “Ciência 2016”, em Lisboa.
Na cerimónia foram homenageados 12 cientistas “que contribuíram para o avanço do conhecimento e o enriquecimento da sociedade”, disse na circunstância o primeiro-ministro António Costa.
A sessão contou ainda com o comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, o presidente do Conselho Europeu de Investigação, Jean-Pierre Bourguignon, o presidente da comissão parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, e o comissário do evento, Carlos Salema.
O “Ciência 2016” é o maior encontro nacional de ciência e decorre até quarta-feira no Centro de Congressos de Lisboa. Junta mais de 2500 participantes num programa com 100 sessões temáticas, 45 demonstrações e 300 posters de estudantes. Diversos investigadores da UMinho participam em painéis e com comunicações.
Carlos Bernardo nasceu em 1946, em Lisboa, sendo licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e doutorado pelo Imperial College London. Na UMinho foi vice-reitor, pró-reitor, presidente da Escola de Engenharia e do Departamento Autónomo de Arquitectura e cofundador do Departamento de Engenharia de Polímeros, que teve um papel decisivo na indústria nacional de plásticos e moldes.
Foi ainda vice-presidente da CCDR-N, diretor executivo do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, líder do Painel E8 do Conselho Europeu de Investigação, codiretor de programas no Instituto de Estudos Avançados da NATO, delegado nacional dos programas Value e Innovation da Comissão Europeia, assessor da presidência da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e cofundador do Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros.
Publicou mais de 100 artigos científicos, cinco livros e três manuais. Nos seus prémios destacam-se a Ordem Militar de Santiago de Espada, a Medalha de Ouro da Cidade de Guimarães e o Global Salute to Polymers Award da Sociedade Americana de Química.
LM (CP 8078)