Manuel Heitor preside à sessão de abertura do sétimo seminário do ciclo Lei de Bases do Sistema Educativo – ‘Organização e Desenvolvimento do Ensino Superior’. A sessão, com entrada livre, decorre a partir das 10 horas no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. A organização cabe à UMinho e ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
Além do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o seminário conta com as presenças, do presidente do CNE, David Justino, do antigo ministro da Educação e actual responsável da Fundação Calouste Gulbenkian, Marçal Grilo, e do reitor da UMinho, António M. Cunha.
A manhã prossegue com as intervenções de Simon Marginson, da Universidade de Londres (Reino Unido), Alberto Amaral, da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, e David Hill, da Universidade da Carolina do Norte (EUA). A natureza binária do sistema de ensino superior e a organização e o reconhecimento da formação são temas em destaque.
Após o almoço serão objeto de debate a internacionalização, a mobilidade e a investigação científica. Intervêm Pedro Teixeira e Mário Barbosa, ambos da Universidade do Porto, além de Daniel Traça e Elvira Fortunato, da Universidade Nova de Lisboa. Segue-se um período de debate. A sessão de encerramento é às 17h45, com a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.
Luís Moreira (CP 8078)