Na visita às recém-inauguradas instalações da sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Santa Tecla, o vereador comunista na Câmara de Braga encontrou naquela colectividade “um exemplo” de associativismo popular, num bairro que é normalmente notícia pela criminalidade associada ao tráfico de droga e exclusão social.
Carlos Almeida elogiou o trabalho desenvolvido pela colectividade -com provas dadas quer ao nível desportivo quer cultural- , que, contando apenas com recursos próprios, conseguiu valorizar o seu espaço, criando melhores condições para as actividades desenvolvidas e inclusive aumenta-las.
Acompanhado por Bárbara Barros e Manuel Esperança, respectivamente representantes comunistas na Assembleia Municipal e Junta de Freguesia de S. Victor, Carlos Almeida destacou “o esforço dos dirigentes do clube, que em pouco tempo conseguiram requalificar um espaço que estava abandonado, colocando-o ao serviço da comunidade”, e tornando possível a prática de uma nova modalidade – o ténis de mesa.
“Este é um exemplo de bom uso e proveito de instalações cedidas pelo município, que deve ser potenciado, uma vez que o associativismo popular deve ser a base de qualquer modelo participativo”, sublinhou o autarca.
Os dirigentes do clube manifestaram à delegação do PCP o seu “orgulho” por terem levado a bom porto o projecto “sem qualquer apoio financeiro da autarquia”, reivindicando, contudo, da Câmara a requalificação de quatro salas anexas às novas instalações que estão completamente degradadas.
“Agora é tempo de também o município valorizar o bom trabalho feito pelo clube”, afirmaram a Carlos Almeida, que afiançou que essa pretensão não será esquecida e que, pela sua parte, levará a proposta ao executivo municipal para que se proceda com brevidade à limpeza das salas, bem como à construção do telhado.
Fernando Gualtieri (CP 1200)