O regadio de Sabariz/Cabanelas pode começar a ser intervencionado dentro de 2/3 meses. A garantia é dada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural em resposta a um requerimento do PCP.
Segundo o Governo, “o projecto de intervenção para a reabilitação do bloco já foi aprovado em 2008 pela Direcção Geral da Agricultura e em 2015 pela tutela. A aprovação a que os órgãos de comunicação fazem referência dirá respeito à elegibilidade da candidatura ao PDR 2020, que mereceu parecer favorável em Fevereiro deste ano, cuja decisão final se espera poder ser tomada dentro de 2 a 3 meses”.
No mesmo seguimento, o Governo confirma que o avanço das obras não está dependente da autorização da ARH Norte para a captação de água no Rio Cávado mas sim “da aprovação do financiamento PDR 2020, decorrendo presentemente as negociações com a ARH Norte para a assinatura do contrato de concessão para a utilização dos recursos hídricos, com captação no Rio Cávado”. O governo anexa ainda um ano das áreas que vão ser beneficiadas.
Recorde-se que o PCP vem reclamando esta obra há muito, tendo proposto a sua inclusão em sucessivos Orçamentos do Estado, e tendo sucessivamente questionado o Governo sobre o seu avanço.
“O PCP continuará a acompanhar os desenvolvimentos desta situação, para assegurar que, finalmente as obras de requalificação avancem, garantindo melhores condições aos agricultores daquela região”, dizem em comunicado.
P.A.P. (CP 9420)