O primeiro-ministro demissionário britânico, David Cameron, anunciou esta segunda-feira à tarde que a sua sucessora no cargo, a conservadora Theresa May, vai ser empossada na quarta-feira.
“Teremos uma nova primeira-ministra naquele edifício atrás de mim na quarta-feira à noite”, disse Cameron aos jornalistas à porta da sua residência oficial em Downing Street, na capital britânica.
O líder conservador demissionário acrescentou que participará na sua última sessão de perguntas e respostas no parlamento na quarta-feira, antes de abdicar do cargo perante a rainha Isabel II.
Theresa May, uma das seleccionadas pelo grupo parlamentar do Partido Conservador, tornou-se esta segunda-feira a única candidata à sucessão de David Cameron à frente do partido e do governo britânico, depois de a sua principal adversária, Andrea Leadsom, ter abandonado a corrida.
O actual primeiro-ministro demitiu-se após o voto favorável à saída da União Europeia no referendo mas disse que ficaria à frente do Governo até ser eleito o seu sucessor, o que iria acontecer em Setembro.
Theresa May tem 59 anos e foi até agora ministra do Interior do governo de David Cameron.
Fonte: TSF