Estimular e fomentar à criação cinematográfica no formato curta-metragem é o objectivo de ‘Mirrors’, concurso de curtas-metragens que integra a ‘Braga 2016 – Capital Ibero-Americana da Juventude’, e destinado a jovens realizadores com idade igual ou inferior a 30 anos oriundos dos 21 países da OIJ – Organização Ibero-americana de Juventude.
A temática dos filmes a concurso deve incidir, preferencialmente, mas não exclusivamente, nas ideias de espelho, reflexo, duplicação, expectativa, identidade, ilusão, semelhança, diferença e reflexão.
O ‘Mirrors | Espelhos | Espejos’ tem três categorias a concurso: melhor filme, melhor filme escolar (produzido em contexto de cursos de cinema) e melhor filme amador (destinado a todo o tipo de produções – caseiras, de ensino secundário, de grupos informais, entre outras).
As inscrições decorrem até ao dia 2 de Novembro e a sessão de exibição de filmes finalistas e entrega de prémios realiza-se no edifício gnration a 10 de Dezembro. Os prémios são de 3.000 euros para o Melhor Filme, 2.000 euros para o Melhor Filme Escolar e 1.000 euros para o Melhor Filme Amador.
São admitidos a concurso para os diversos prémios animações, documentários, ficções e filmes experimentais produzidos em 2015 ou 2016.
Sameiro Araújo, vereadora da Juventude da Câmara de Braga, afrima que esta iniciativa pretende ser mais um “estímulo a uma criação livre e um concurso que, celebrando o formato curta-metragem, premeia e valoriza a criação cinematográfica feita por jovens realizadores”.
Mais informações no link: www.mirrors.cm-braga.pt ou no email: mirrors@braga-cm.pt