O Edifício da Estação da CP, em Braga, tem patente até 13 de Agosto, a mostra fotográfica ‘Diablos Danzantes de Corpus Christi’, da autoria do fotógrafo José Carlos de Sousa.
Elevada recentemente a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o ritual dos ‘Diablos Danzantes de Corpus Christi’, é uma manifestação folclórico – religiosa que ocorre anualmente na Venezuela e que tem mais de três séculos de história. Celebrada por ocasião do dia do Corpo de Deus, pelas designadas confrarias ou Sociedades do Santíssimo, são formadas por adultos e crianças que partilham o pagamento de promessas. Os membros das confrarias, ou pagadores de promessas, vestem trajes coloridos e, transportando máscaras que caracterizam o diabo, desfilam em procissão, acabando por render-se perante o Sagrado Sacramento, representando assim o triunfo de Deus sobre o Demónio.
Graças à mescla de culturas que caracterizam a sociedade venezuelana, a manifestação inclui expressões religiosas e profanas, unindo elementos culturais provenientes da Europa, África e de povos aborígenes.
Esta manifestação está profundamente enraizada no povo venezuelano e é um dos maiores exemplos de como a diversidade de origens dos habitantes de um país pode ajudar ao enriquecimento da cultura popular dando-lhe identidade, personalidade e dinamismo.
A mostra integra a programação da – Capital Ibero-Americana da Juventude e resulta da colaboração entre a Câmara de Braga e a Embaixada da Venezuela.
FG (CP 1200)