O laboratório de ideias de negócio IdeaLab, pioneiro nas universidades portuguesas, já apoiou 225 ideias, mais de 30 novas empresas e 502 participantes em 15 edições.
De acordo com a Reitoria, o impacto deste projeto da TecMinho/UMinho, incluindo alguns percursos pessoais, vai ser apresentado esta quarta-feira, às 14h00, no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga. A entrada é livre.
A sessão de abertura cabe à diretora de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo da TecMinho, Marta Catarino.
“Esta iniciativa tem sido muito importante no ecossistema de inovação da UMinho e no lançamento de jovens empreendedores, que têm aqui cinco meses de tutoria gratuita para desenvolver competências, avaliar o mercado, ter um plano de negócios e preparar a criação da sua empresa”, explica a responsável.
LENÇÓIS SEGUROS PARA BEBÉS E CABANA DE PRAIA ADAPTÁVEL
De seguida conhecem-se as ideias finalistas da 15ª edição. E o que há para ver? Um novo sistema de lençóis mais seguro para bebés (B-Mum), uma cabana de praia adaptável e portátil (Amor e Cabana), o primeiro serviço de aluguer de malas de viagem em Portugal (Bag4Days) e uma app que indica os melhores espaços noturnos (Night Out).
As breves apresentações incluem ainda a mediadora logística de microlojas online (We Book Your Transport), a plataforma de apostas de produtos e serviços Bet-a-thing ou o videojogo sobre energias renováveis Bees, cujo conceito foi distinguido na Capital Mundial do Design. Um painel de convidados, com representantes da Caixa Capital, BicMinho, Vimangels e Ubisign, vai analisar e enriquecer aquelas ideias promissoras.
Às 17h30 revisita-se quatro empresas “nascidas” no IdeaLab e que estão já afirmadas no mercado – a Bn’ML (saúde), a Edy&Co (psicologia), a Geojustiça (geodireito) e a Silicolife (bioengenharia). Na pausa para café é possível também conhecer empresas da área alimentar criadas neste âmbito, como a Cerveja Letra, a Earth Essences, a Deifil e a Simplu Natural Store.
O espaço acolhe igualmente um conjunto deposters que detalham a vitalidade de projetos de várias áreas científicas surgidos no IdeaLab desde 2009. O programa conta ainda com um momento de convívio e partilha de experiências entre os empreendedores, os investidores e o público em geral.
Luís Moreira (CP 8078)