A Universidade do Minho acolhe na próxima semana 450 alunos do ensino secundário em 25 atividades lúdico-pedagógicas ligadas às ciências, engenharia, saúde, ciências sociais e artes.
Esta 9.º edição do programa “Verão no Campus” (VnC) junta participantes de várias regiões do país, incluindo dos Açores, bem como do Brasil, da China e de França.
A Reitoria adiantou que a sessão de abertura realiza-se na segunda-feira, dia 25, às 10h00, no auditório nobre do campus de Azurém, Guimarães, com a intervenção do vice-reitor para a Educação, Rui Vieira de Castro.
Esta iniciativa procura auxiliar os alunos do 9º ao 12º anos na escolha de um curso superior, através de um conhecimento mais profundo da sua área de vocação.
Os estudantes vão conviver com colegas de diferentes áreas geográficas e aprender, enquanto se divertem, com ações científicas, culturais e desportivas.
Ao longo da semana serão acompanhados em todas as tarefas por professores, investigadores e estudantes da UMinho acreditados como monitores de campos de férias.
“O Verão no Campus tem um espírito próprio, é nascer e viver numa semana. Há uma predisposição para as pessoas se conhecerem e partilharem as coisas intensamente”, diz Tiago Loureiro, que participou em várias edições, tendo ingressado em Engenharia Informática na UMinho.
ATIVIDADES PARA TODOS OS GOSTOS
Em termos práticos, será possível, por exemplo, auscultar a atividade do cérebro, desenvolver técnicas de revelação de impressões digitais, manipular embrião de galinha, participar em ensaios de fermentação e pasteurização, aprender primeiros socorros, idealizar uma empresa de sucesso, construir e programar robôs, produzir maquetes com máquinas de desbaste, fazer diretos televisivos, simular um julgamento penal, fazer escavações, além de participar numa oficina de arte do papel recortado.
Os participantes serão distribuídos pelas 25 atividades: Workshop de Fabrico Digital; Arquitetura, Espaços de Desenho e Imaginação; FisicUM; Sensores e Recolhedores de Energia; Baterias Recarregáveis de Ião-Lítio; Matemática, Estatística e Computação; QSI: Química sob Investigação; Investigação em Ciências da Saúde.
Haverá ainda Braga nos Arquivos da Terra – Ler e Pensar História; Experimenta as Ciências Sociais; Verão.com; Geografia Plena de Surpresas; Vem Conhecer a Escola de Direito; Aprender a Negociar na EEG; Radical Digital para Jovens de Elevado Potencial.
O lote de atividades completa-se com À Descoberta da Enfermagem; Computação sem Fronteiras; Engenharia e os Novos Materiais; Biotecnologia e Bioengenharia Industrial; Robótica Júnior, Vem Construir Tu!; Interrail de Línguas; Café Teatro; Línguas e Culturas Chinesa e Japonesa; Ser Cientista na Psicologia; Escola de Rádio.
—
Luís Moreira (CP 8078)