A GNR tem em marcha, entre terça e quinta-feira, em todo o território nacional, uma operação de fiscalização aos veículos pesados de passageiros e mercadorias, no sentido de prevenir e identificar infracções relacionadas com este tipo de veículos e respectivos transportes.
A verificação dos tempos de repouso e de condução, tendo em conta os riscos associados ao elevado número de horas de condução, serão umas das preocupações das acções de fiscalização.
Desde início do ano foram fiscalizados 11 745 tacógrafos de veículos pesados, dos quais 63% (7 416) apresentavam irregularidades nos tempos de condução/repouso, correspondendo a um aumento de 11% quando comparado com igual período do ano passado.
A GNR estará especialmente atenta ao controlo do peso dos veículos, à verificação do acondicionamento e transporte de carga e das condições técnicas dos veículos, ao controlo da condução sob efeito do álcool, à verificação do uso do cinto de segurança e à detecção de infracções de natureza fiscal, aduaneira e ambiental.
Esta operação será realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL -www.tispol.org), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional.