Os concelhos de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e Cabeceiras de Basto, todos do distrito de Braga, apresentam esta quinta-feira um risco ‘Máximo’ de incêndio, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA informa ainda que esta quinta-feira que nível de risco da radiação ultravioleta é ‘Muito Elevado’ em todo o continente.
Nas regiões com risco com níveis ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’, o instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Elevado’), 8 a 10 (‘Muito Elevado’) e superior a 11 (‘Extremo’).
Mínimas sobem
O tempo quente vai continuar, prevendo-se para Braga 39.º de máxima e 18.º de mínima.
O IPMA prevê para esta quinta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior norte e centro durante a tarde e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral a norte do Cabo Raso, e sendo moderado a forte do quadrante norte até ao início da manhã e a partir do final da tarde nas terras altas das regiões norte e centro.
A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste, pequena subida da temperatura mínima no litoral da região norte e no interior das regiões centro e sul e subida da máxima, em especial no litoral oeste.
FG (CP 1200)